domingo, 27 de fevereiro de 2011

O CISNE NEGRO (filme)

Simplesmente maravilhoso!!! Que intenso, revelador da psiquê humana - luz e sombra o tempo todo. Bravo! Bravo! Bravo!
Nós, que atuamos na área da saúde mental e educação, temos obrigação de assistir um filme como este. No entanto, precisamos ter cuidado quanto à nosso próprio estado emocional. Mexe demais. Saí confusa, enfórica, maravilhada e sofrendo...mas inteira!!!
Sugiro que todos assistam e que possam depois, sentar com algum amigo da área para discutir os temas que aparecem fortemente na vida da personagem e no fundo, dentro de muitos de nossos pacientes e de nós mesmos.
Natalie merece o Oscar...sua atuação é simplesmente perfeita! Doação total à personagem.
Boa semana para todos!

Luciana

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Curso de Psicodiagnóstico

Meninas, fiquei de colocar a produção de vocês no blog, mas não consegui. Tentei fotografar, mas a imagem fica muito prejudicada, por conta do fundo branco da folha. Infelizmente não poderemos dividir essas produções dos grupos com os internautas...rsss...mas as trocas vivenciadas ao longo das aulas e na finalização do curso, continuarão guardadas nas nossas memórias e nos nossos corações. 
Espero revê-las em breve!!!
Deixo então uma mensagem que compartilhamos na despedida...

abs

Profa. Luciana

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Para refletirmos com o autor Freinet:

"Nos habituamos todos de tal forma a comandar as crianças e a exigir delas uma obediência passiva que não pensamos na possibilidade de haver uma outra solução para a educação que não seja a fórmula autoritária.
Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional". (C. Freinet)





segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Psicomotricidade e Aprendizagem Formal

A Psicomotricidade é uma prática pedagógica educativa, reeducativa e terapêutica. Tem como objetivo principal colaborar para o desenvolvimento global da criança no processo de ensino-aprendizagem, através da relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade, utilizando toda sua técnica para a estruturação do esquema corporal.
Através das mais variadas atividades psicomotoras lúdicas, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam, vivenciam e se relacionam consigo mesmas e com o mundo ao seu redor. As crianças buscam no brincar espontâneo e nestas vivências corporais, uma forma de organizar seu esquema corporal. 
Atualmente, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos, as brincadeiras e atividades lúdicas ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
É importante salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida de todo ser humano, pois desde a vida intra-uterina realizamos movimentos com o nosso corpo, movimentos estes que vão se estruturando e tornam-se cada vez mais complexos, exercendo enorme influência no desenvolvimento humano global.
As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.
Diante disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade e das aulas de Educação Física, no processo de ensino-aprendizagem. Ambas as áreas são campos de atuação nos aspectos afetivos e motores, simbólicos e cognitivos. As crianças usam o corpo para demonstrar o que sentem, já que muitas vezes não conseguem verbalizar suas emoções.
Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo”.
Entender os processos relacionados à motricidade e desenvolvimento infantil é de extrema importância para o planejamento pedagógico e psicopedagógico. Percebemos, nos dias de hoje, várias crianças apresentando dificuldades na aprendizagem e na maioria das vezes, como causa, observamos a inadequação de estimulação adequada desde a educação infantil, ou seja, crianças que chegam ao ensino fundamental I, sem o pré-requisitos básicos para o início do processo de alfabetização. Mostram-se desmotivadas e com dificuldade de brincar e usar o corpo como fonte de aprendizagem formal. Contudo, este quadro pode ser evitado e/ou alterado de forma muito positiva, se as instituições responsáveis pela Educação Infantil adotarem o "brincar" e o “movimento corporal” como recursos diários em seus planejamentos.
 A criança que tem o privilégio de fazer parte de uma Educação Infantil que enfatize as brincadeiras e o “brincar” espontâneo, certamente não encontrará dificuldades no processo de alfabetização e se tiver algum diagnóstico de distúrbio de aprendizagem, com certeza estará mais motivada e preparada para as experiências de aprendizagem formal. Em contrapartida, quando estas atividades são excluídas do cotidiano das pré-escolas, os danos se estenderão por boa parte ou infelizmente, por toda a vida escolar da criança.
O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento infantil, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e utilizando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. 
AS CRIANÇAS AGRADECEM!!!
Postado por Renata de Jesus Alves. Professora de Educação Física, do Ensino Fundamental I da Rede Pública Estadual de SP. Pós-graduanda em psicopedagogia.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem

Pessoal, olá...estamos fechando nova turma para o curso de Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem, no Pieron São Paulo.

Aproveitem...será um prazer compartilhar conhecimentos e experiências!!!

As pessoas que já participaram e que seguem esse blog, sabem do grande significado que esse curso teve em suas práticas profissionais.

Trocamos informações, conhecimento, afeto e mudamos nossa forma de olhar "crianças e adolescentes" que podem aprender, mesmo que seja de uma maneira diferente.

Esse curso sempre me faz pensar na famosa frase de D.W. Winnicott, 1960: "Todo ser humano nasce com potencial ativo e criativo para se desenvolver".

abs e bom ano!!!

segue o link para maiores infs.: http://www.pieron.com.br/cursos_geral.php?id=da