domingo, 26 de junho de 2011

Jean Piaget...uma citação!!!



“...desde o nascimento, o desenvolvimento intelectual é, simultaneamente, obra da sociedade e do indivíduo”. (PIAGET,1973, p.242).

Será que concordamos com essa citação de Piaget?
Sim concordamos. Nascemos com características inatas, herdadas de nossos pais e familiares. Somos constituídos também por aspectos biológicos. Porém, é na interação com o mundo em que vivemos que adquirimos a condição “humana”. Entendemos que os estágios propostos por Piaget, são descritos também levando em conta os aspectos de maturação do “homem”. Somos seres biopsicossociais. Negar o biológico e maturacional, nossa visão e de muitos, também seria uma erro.


A partir de um equipamento biológico hereditário, a criança irá formar estruturas mentais com a finalidade de organizar o caos de sensações e estados internos desconhecidos.
Piaget apresentou uma visão interacionista: a criança e o homem num processo ativo de contínua interação com o meio. Procurou entender quais os mecanismos mentais que o sujeito usa nas diferentes etapas da vida para poder entender o mundo.
Reconhecemos na obra de Piaget a base de conhecimento acerca do desenvolvimento cognitivo e psicossocial de crianças e adolescentes. Consideramos também, que Wallon, Vygotsky, Freud, Spitz e tantos outros, ampliam ainda mais nossa visão sobre a formação de sujeito.
Voltando a obra de Piaget, conhecer consiste em agir sobre o meio e transformá-lo a fim de compreendê-lo. A relação do ser humano com o meio é uma relação ativa, pois, ao mesmo tempo em que, o ser humano está sendo constantemente modificado, ele modifica o meio em que atua construindo, assim o conhecimento. O processo de desenvolvimento mental ocorre de maneira sucessiva através de estágios que ele definiu como: período sensório-motor; período pré-operatório; período operatório-concreto e período das operações formais.
Piaget afirma que, para a criança adquirir pensamento e linguagem, deve passar por várias fases de desenvolvimento psicológico, partindo do individual para o social. Encara as crianças como sujeitos ativos da sua aprendizagem. Para ele, o desenvolvimento ocorre com a seguinte organização: à medida que aumenta a maturação da criança, ela organiza padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos. Piaget afirmava que a adaptação é capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento de acordo com as exigências do meio; a assimilação será a fase em que a criança moldará novas informações para encaixar nos esquemas existentes e acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.
Por tudo isto, é imprescindível conhecer a teoria Piagetiana, para completar nosso conhecimento a respeito do desenvolvimento infantil, sendo inegável o valor de sua teoria dentro do campo da Educação.
Autoras: Luciana de Jesus Alves Davi
                 Renata de Jesus Alves

Maio/2011



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