quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia de Luto...o Brasil chora!

Preciso dividir com vocês a dor dessa notícia de hoje. Crianças brutalmente assassinadas, executadas, dentro da escola, local que deveria protegê-las.
Que tristeza ver o caos social em que vivemos. Crianças vitimizadas, por um adulto perturbado, desde sua própria infância.
O que estamos fazendo para mudar essa realidade? O que cada um de nós na clínica, na escola, na sociedade, faz para mudar essa cruel realidade.
Crianças vítimas de adultos covardes, preconceituosos, sem moral!
Estamos desinventando a infância. Estamos massacrando os jovens.
E o que fazemos enquanto profissionais da saúde e educação? Levantamos e nos mobilizamos?
Será que defendemos verdadeiramente nossas crianças na clínica? Defendemos nossos pequenos infantes de adultos irresponsáveis, distantes, ausentes? Somos fortes suficientes para dizer  aos pais e educadores o que precisa ser dito? O psicólogo assume seu papel de agente da saúde ou se acovarda diante de situações como essa?
Bullying, eis o tema que também norteia essa tragédia. Uma criança, hoje adulto, que passara por situações de bullying em sua escola. Cresce com esse trauma, se isola, se despersonaliza e age, como forma de devolver ao mundo, notadamente a escola onde estudou, tudo aquilo que sente ter recebido durante a infância. O adulto que mata na escola, foi violentamente atacado nessa mesma escola, durante a infância. Será que fizeram algo na época, ou se acovardaram? Hoje algós, um dia já foi vítima.
Sabemos da gravidade da violência moral na escola e na sociedade. Nós psicólogos e educadores conhecemos as consequências graves de qualquer violência que o ser humano sofra na infância e o que fazemos? Orientamos pais, escolas, chefias, pessoas em geral?
Isso poderia ter sido evitado!!!
As crianças pedem socorro...clamam por viver com saúde, tranquilidade, educação e amor...amor de pai e mãe, de professor, do mundo. Será que amamos nossas crianças a ponto de protegê-las de tamanha violência?
Espero que essa situação além da dor, provoque reflexão. Falam na mídia sobre aumentar a "segurança" nas escolas. Clamo por "educação, demanda de amor". Clamo por adultos amorosos, fortes e coerentes.
Que angústia!!! Porém, sei que faço minha parte. Luto por aqueles que me solicitam ajuda. Acolho pais, professores, mas meu foco principal está nas crianças, que muitas vezes usam minha voz para poderem dizer e mostrar o que sentem!
Que Deus nos ajude e que acolha o coração de cada mãe e pai que perdeu seu filho nessa grande tragédia!!!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo lindo texto!!! Paramos para refletir sobre esta tragédia de outra forma. Como educadora, sinto a angústia e luto por cada criança que vivenciou este terror. Precisamos repensar, sobre nossa educação.

    ResponderExcluir